terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A instabilidade do mercado de trabalho, que ameaçava constantemente os trabalhadores, assim como sua degradação física e moral, pois eram explorados até seus limites máximos e vivam em condições insalubres, deu origem a vários protestos nas ruas de Londres. Uma série de revoltas contra o preço do pão ocorreu nos anos de 1866 e 1867.
A burguesia rica mostrava-se incomodada e temerosa pela quantidade crescente de mendigos rondando seus bairros. Medidas caritativas foram tomadas como forma de sufocar as revoltas crescentes.
Na década de 1880, os movimentos de desempregados voltaram a ameaçar a cidade, dessa vez de forma mais violenta. Mendigos, desempregados e famintos passaram a ocupar o West End, dormindo nas ruas e nos bancos das praças e parques. A polícia reprimiu com violência, matando e ferindo grande número de pessoas e empurrando-as de volta à periferia da cidade. Data: 13 de novembro de 1887, domingo.

Em 1666, Leibiniz descreveu a combinatória como "o estudo da colocação, ordenação e escolha de objetos". Em 1818, Peter Nicholson definiu o assunto como "um ramo que nos ensina a averiguar e expor todas as possíveis formas pelas quais dado número de objetos podem ser associados e misturados entre si". A resolução de problemas relacionados à análise combinatória propicia a conexão entre linguagem, atividade prática e abstração, desenvolvendo, assim, o raciocínio dedutivo, conforme Vygotsky, afirmava:
"O momento de maior significado no curso do desenvolvimento intelectual, que dá origem às formas puramente humanas de inteligência prática e abstrata, acontece quando a fala e a atividade prática, então duas linhas completamente independentes de desenvolvimento, convergem".

Um comentário:

romulo de almeida portella disse...

quando a linha da prática e a da fala convergem...hum sempre acredito nisso, apesar das realidades e pensamentos parecerem divergir por estes serem ideais...mas se se pega uma prática determinada ( escrever, filmar...)um pensamento pode perfeitamente estar se orientando numa determinada realidade enquanto esta é orientada no sentido de como é percebida, montada, representada . uma exposição do que se produz...da, e na, realidade...LINGUAGEM